Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste basicamente em uma mistura gasosa de hidrocarboneto obtido do gás natural das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias.
O GLP fica armazenado dentro de cilindros em estado líquido. Quando o cilindro está cheio, contém em seu interior 85% de GLP em estado líquido e 15% em estado de vapor. O gás glp para empilhadeiras, quando está em estado líquido começa a se transformar em vapor a medida que os aparelhos a gás são utilizados.
Uma característica extremamente marcante do gás glp para empilhadeiras é não possuir cor nem cheiro próprio. Entretanto, por motivo de segurança, uma substância do grupo Mercaptan é adicionada ao GLP ainda nas refinarias. Ela que proporciona o cheiro característico quando existe um vazamento de gás. O gás glp para empilhadeiras não é uma substância tóxica, no entanto se ele for inalado em grande quantidade, produz efeito anestésico.
Obtenção do gás glp para empilhadeiras:
Esse gás pode ser obtido de duas maneiras distintas: nas refinarias de petróleo ou nas Unidades de Processamento de Gás Natural.
Nas refinarias, o gás glp para empilhadeiras é um dos subprodutos do fracionamento, sendo obtido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C. É um dos primeiros hidrocarbonetos retirados da coluna de destilação.
Utilização do GLP:
O GLP pode ser utilizado em aplicações industriais, comerciais e agrícolas. Mas em nosso país sua maior aplicação é sendo o gás glp para empilhadeiras.
Vantagens do gás glp para empilhadeiras:
O modelo GLP proporciona a vantagem de contar com um exaustor natural onde os gases liberados pelo aquecedor saem naturalmente para o ambiente externo, além disso existem muitos outros fatores benéficos.
- Fácil manuseio, transporte e armazenagem, diminuindo os custos operacionais.
- Fácil combustão; é transformado em gás combustível ao ser liberado na pressão atmosférica.
- Apresenta um grande poder calorífico, tendo performance superior em relação a outros combustíveis.
- Combustão limpa e controlada; mais qualidade ao produto final e maior durabilidade dos equipamentos industriais.
- O GLP é um combustível ecológico, que não polui o meio ambiente. Sua combustão não produz resíduos tóxicos (queima limpa).
- Por ter fácil manuseio, alto poder calorífico e não agredir ao meio ambiente, tem largo uso em residências, no comércio, na indústria e na agricultura.